Evangelizar no poder do Espírito Santo

O ser humano é, por natureza, desejoso da Presença de Deus. Desde que perdeu a companhia agradável do Senhor, vive a procurá-lo, mesmo que nem se aperceba dessa busca interior, está sempre à procura de algo que possa preencher o vazio que se encontra em seu ser. Vazio que é solidão profunda por estar distante do grande amor e sentido fundamental de sua existência. Solidão que é ausência do amado Rei, Senhor de sua alma.

Tendo o homem se afastado do Senhor, agora tem vergonha de voltar a Ele. E por que está envergonhado, afasta-se cada vez mais de Deus e à medida que se afasta vai esquecendo o quanto necessita d’Ele e o bem supremo que apenas Ele pode dar. Esquecido da Presença do Senhor corre atrás de qualquer coisa que possa retirá-lo do vazio existencial em que se encontra, deixando-se influenciar pelas facilidades e falsa felicidade que o mundo propaga. Acostuma-se a uma vida de pecado, porque já esqueceu sua essência.

O homem que foi criado, moldado, sonhado e amado por Deus, obra prima do Grande Rei, agora esqueceu essa verdade e se volta para aquilo que ofende ao seu Criador e que destrói a si mesmo. Perde-se na própria busca por encontrar-se, não sabe o que procura e passa a ser ‘levado por qualquer vento de doutrina que apareça’.

Assim como no tempo de Jesus, o povo desejava conhecê-lo e a multidão se apertava para escutá-lo, ainda hoje no coração de cada ser humano, há um grito silencioso por conhecer o Mestre Jesus, por ouvi-lo e ter sua vida transformada por Ele. No entanto, esse grito permanece silencioso, pois o mundo trabalha a todo vapor para mantê-lo dessa maneira, para que as pessoas permaneçam na periferia do próprio ser e não encontrem a Deus e nem a si mesmas.

É dentro desse contexto que se inscreve a nossa missão, precisamos levar Jesus até as pessoas para estas descobrirem que é a Ele que procuravam o tempo todo, mesmo sem de darem conta disso. É preciso revelar Deus ao homem e o homem a si mesmo. Precisamos ser as testemunhas capazes de conduzir o homem ao encontro pessoal com Jesus a fim de que este o reconheça e proclame como Senhor de sua vida e, nesse encontro, também encontre a si mesmo, descubra a verdade sobre seu próprio ser. E se decida a corrigir sua trajetória. Busque a metanóia, a mudança radical de vida, pois todo encontro com Jesus é transformante e nos faz desejar ser mais santos, trilhar uma nova caminhada. O estar com Jesus nos faz desejar ser mais puros, para nos tornarmos mais dignos de Sua companhia.

Mas para sermos evangelizadores, propagadores da Boa Nova, necessitamos antes mergulhar profundamente no oceano da Graça, buscarmos continuamente estreitar a nossa relação de intimidade com o Bom Deus. Iremos anunciar uma pessoa com quem convivemos, não uma idéia vazia. Estaremos dando testemunho com nossa vida daquilo que vimos, ouvimos, vivemos e experimentamos. Com nossa vida estaremos convidando outros a experimentarem tão grande amor, a se deixarem amar por Aquele que está sempre a olhar para o homem e a convidá-lo a ir até Ele. Que outros possam experimentar a alegria e o amor que experimentamos.

Nosso anúncio deve ser ousado, inpulsionado pela força atuante e vivificante do Espírito Santo, com a toda a parresia que nos é concedida por Ele, de outra forma não poderemos atingir o coração ferido, triste, endurecido do ser humano que hoje caminha como uma ovelha sem pastor. A barreira que o separa de Deus é muito densa e não cabe a nós quebrá-la, isso é tarefa do Espírito de Deus, mas esta é realizada através de nós. É pela nossa atuação que as pessoas começarão a despertar para o encontro com o Senhor. Porém, assim como em nós mesmos também nas pessoas que evangelizamos, apenas o Espírito fará a transformação acontecer. Cabe a cada um de nós deixarmo-nos ser conduzidos por Ele e deixarmos que a sua ação produza frutos de santidade em nós e naqueles que desejamos alcançar pela evangelização.

Confiemos na ação poderosa do Espírito Santo, entreguemos nossos discipulados e apostolados específicos a Ele, mas façamos a nossa parte na evangelização. Deus age na história através do ser humano, Ele conta conosco para resgatar a humanidade que está longe de Sua Graça. Não negligenciemos o nosso serviço, a nossa vocação e missão de ser e formar discípulos. Mas, com todo zelo, procuremos incessantemente o encontro com o Senhor e utilizemos todos os meios que nos forem disponibilizados para fazermos o Senhor conhecido e amado por todos. E, sobretudo, para que as pessoas se deixem amar por Ele, pois ao se descobrirem amadas, também se abrirão ao Amor. Que elas não apenas saibam que são amadas por terem ouvido alguém falar isso, mas que experimentem esse amor a tal ponto de não mais conseguirem viver longe de tão grande bem.

Que o Espírito Santo ore em nós, fale em nós, evangelize através de nós para que o mundo creia que em Jesus está a nossa salvação.

Graça e Paz!

Edilma Santos
CGDJ